domingo, 8 de maio de 2011

Convite aos turistas....*

Ah!  moço!  esta cidade de santa cruz é múltipla e desigual. Aqui se esconde um mundo de miséria e de dor. Sua ressecada terra como em nenhuma cidade brasileira, nascendo do passado, nas feiras, nos becos e nas ladeiras esconde um mundo de privações e de luxúria. Mas não te levarei , apenas, ao centro: iremos também aos Sítios , onde descobrirás a miséria oriental se repetindo naqueles casebres...
Essa é bem uma estranha guia, moço, com ela não verás apenas o bonito.Verás também o feio. Porque assim é Santa Cruz, mistura de beleza e sofrimento, de fartura e fome de risos escrachados e de lamentações doloridas. Moço, Santa cruz te espera e eu serei tua guia pelas ruas e vielas. teus olhos se encherão de pitoresco, teus ouvidos ouvirão histórias  que só os santacruzences  sabem contar, teus pés pisarão sobre as calçadas  das igrejas , teu coração pulsará mais rápido ao toque  dos sinos. Mas, moço, estremereçerás também muitas vezes e teu coração se apertará de angústia ante a procissão  fúnebre de um cidadão ilustre  qualquer.
A hospitalidade habita nessa cidade. Mas ela tem uma companheira inseparável que é a seca. Se queres ver tudo, na ânsia de aprender e melhorar, então vem comigo e te mostrarei as ruas e os mistérios  da cidade  de santa cruz e sairás daqui certo de que este mundo está errado e que é  preciso refazê-lo para melhor. Porque não é justo que tanta  perdição caiba em tanta beleza. Um dia voltarás, talvez e então teremos reformado o mundo e só a alegria e a saúde e a fartura caberão na beleza imortal de Santa cruz.


Vem!!! santa cruz te espera... é uma festa e é também um funeral ....



* minha intenção com esse texto  não é de denegrir a imagem de ninguém ... nem tão pouco apontar quem está certo e quem está errado.


* foi mudado algumas palavras e algumas frases...
o texto original seria do escritor Jorge Amado ( não lembro direito).



Nenhum comentário:

Postar um comentário