domingo, 1 de fevereiro de 2015

32 lições feministas para a minha filha


1. Ter uma vagina não é uma deficiência. É um super poder.
2. Relacionado a isso, a menstruação não é uma maldição. Ela lhe qualifica de forma singular para criar e gerar uma vida, se essa for a sua escolha.
3. E por falar em escolha, só você pode/deve escolher se/quando você quer se tornar mãe. Claro, eu gostaria de ter netinhos um dia, mas se - e somente se - você estiver pronta para ser mãe deles.
4. As suas partes femininas, apesar de serem poderosas, não só a única característica que lhe definem. Você também tem um cérebro, um senso de humor e um milhão de outras qualidades que fazem de você uma pessoa incrível. 
5. O sexo deve ser prazeroso, também. Não é só uma forma de fazer bebês.
6. Sexo seguro é o mais sexy. E por seguro, não quero dizer protegido apenas por camisinha. Seguro também significa consensual, confortável e emocionalmente seguro.
7. Nunca é LEGAL julgar alguém baseado na percepção da aparência externa ou identidade dela - isso inclui a cor da pele, orientação sexual, identidade de gênero, habilidades físicas, etc.
8. Saber é poder. Leia, converse de maneira atenciosa, questione a autoridade. Você irá tornar-se uma pessoa melhor por fazer isso.
9. Seja uma aliada, não uma Salvadora da Pátria. Saiba ouvir, apoiar e ter compaixão das pessoas; não tente "salvar" as pessoas.
10. Entenda que cada pessoa tem uma história e criação diferente e que cada história e criação tem valor.
11. O manequim da sua calça jeans é apenas um número numa etiqueta. Ele não define em nada o seu valor.
12. O tamanho do seu sutiã também não define.
13. Ame o seu corpo pelo que ele pode fazer, não pela aparência que ele tem.
14. Não importa se um cara te levar para jantar em um restaurante caríssimo - ou comprar jóias, roupas ou qualquer outra coisa para você. Você não lhe deve nada.
15. Dê risada e sorria sempre que puder, até - bem, principalmente - quando estiver enfrentando adversidades.
16. Conheça o seu valor financeiro e seja defensora de si mesma. Peça aquela promoção, aumento ou liderança em um projeto; mais ninguém irá lutar por você.
17. Apóie outra garotas e mulheres, não as julgue ou menospreze. Nós precisamos umas das outras. Acredite em mim.
18. Levante a voz - mas nunca os punhos - para exigir justiça para si mesma e para outros.
19. Vote. Estou falando sério, vote consciente. E não só para presidente, mas para os representante municipais e estaduais também.
20. Vote com o seu bolso, também. Apóie empresas lideradas por mulheres, que apóiam as mulheres e defendem as escolhas das mulheres.
21. Viaje sempre que puder. Ainda que você não consiga viajar fisicamente para lugares distantes, leia sobre eles. Assista documentários. A exposição a outras culturas é essencial para desenvolver a tolerância e a compreensão.
22. Use seus privilégios [financeiros, raciais, acadêmicos] para o bem. Você tem recursos e uma voz que, por várias razões, será ouvida acima de outras vozes. Você tem o dever de usá-la para ajudar outros e tentar erradicar a opressão.
23. Ter olhos bonitos e cabelos sedosos é legal. Mas nem se compara à beleza da pessoa auto-confiante e apaixonada por algo.
24. Não há nada de errado em gostar das mesmas coisas que os seus amigos gostam - se você realmente gostar também. Mas não tenha medo de ser diferente da maioria e ter paixão por alguma coisa que não é 'legal' ou 'da hora'.
25. Nunca confunda o assédio sexual ou cantadas baratas com elogios.
26. Sim significa sim.
27. Só porque você é mulher não significa que você tem que se casar e ter filhos. Nem todo mundo quer essa vida, e não há problema nenhum nisso.
28. Não peça desculpa só por pedir. As mulheres tendem a dizer "Me desculpe" por ofensas bobas - como ficar parada bem no meio do corredor no supermercado quando outra pessoa quer passar. É chato e desnecessário.
29. Não tenha medo de ser "mandona."
30. Tenha a sua própria conta bancária. A independência financeira é essencial para o seu bem-estar.
31. Namore apenas com caras pró-escolha (se você quiser namorar homens). Você merece algo melhor do que se relacionar com alguém que acha OK te dizer o que você pode/deve fazer com o seu corpo.
32. Essa é muito importante: nunca, nunca, nunca se acomode. Você pode ter o direito de votar, acesso a métodos contraceptivos e a possibilidade de namorar quem você quiser, mas as coisas nem sempre foram assim. As mulheres lutaram e até morreram para garantir esses direitos dos quais você usufrui hoje. E a sua geração tem seus próprios desafios a enfrentar. link: http://www.brasilpost.com.br/maureen-shaw/32-licoes-feministas-para-a-minha-filha_b_6078504.html

Um comentário: