Marcela Ferreira Lopes
Em um primeiro momento
a palavra ética é originada do grego – ethos
- que significa modo de ser, caráter. No latim significa costumes que
posteriormente derivou-se a palavra moral.
Ética constitui-se em um conjunto
de princípios, valores e condutas que rege todo ser humano, independente de
cor, raça ou credo. Ética e moral não são a mesma coisa, porém são correlatas;
enquanto que ética é o princípio, moral constitui a prática deste princípio. Pode-se
perceber que o interesse pela ética sempre foi de grande relevância na história
da humanidade. Atualmente aparece em constantes discussões em consonância com a
realidade social na qual o país se apresenta. A ética é posta em destaque,
principalmente nas mídias, quando o assunto é corrupção, transgressão das leis,
roubo do patrimônio público e seu uso/prática se faz cada vez mais pertinente,
o que nos ajuda a sobreviver socialmente. Para que isso ocorra é preciso que haja
respeito, caracterizado como um princípio básico. Não existem pessoas sem ética. Na
realidade existem pessoas antiéticas, aquelas que são contrárias a uma ética
compartilhada ou aceita por um determinado grupo.
Mediante a isso estamos
em constantes dilemas, caracterizadas como pilares fundamentais da ética: “Há coisas que eu quero, mas
não devo. Há coisas que eu devo, mas não posso. Há coisas que eu posso, mas não
quero” (CORTELLA, 2012, p. 107). Nas palavras de Cortella temos grandes
dificuldades para responder estas e outras indagações e, mais ainda, a
juventude que vive o presente na efervessência do momento, confundindo muitas
vezes desejos com direitos. Esses momentos são constituídos de erros e acertos,
quando se aprende através de constantes socializações.
Partindo desse princípio, a escola tem
um papel fundamental na formação do ser humano. A ética, ora apresentada como tema
transversal, deve urgentemente ser posta na forma de disciplina, para que sejam
enaltecidos os valores humanos presentes na sociedade, bem como deve estar presente
através de um código de ética na formação de professores. De acordo com Paulo Freire
(1996, p.52) “só os seres que se tornaram éticos podem romper com a ética”. Por
isso é de importância ímpar tomar, a todo o momento, atitudes de respeito,
cooperação e solidariedade para a construção significativa de uma sociedade
justa, igualitária e democrática.
Nesse
sentido a ética está presente de forma constante e indissociável em nossas
vidas. Na atual sociedade que se apresenta marcada principalmente pela competitividade,
pelo individualismo, há uma falta de valores e condutas que priorizem o bem
estar coletivo proporcionando assim, uma evolução de pensamento de todos os
indivíduos que constituem qualquer determinado segmento. É preciso que cada
pessoa reflita sobre o real papel da ética na vida de cada um e na sociedade em
geral.
Referências:
CORTELLA,
Paulo Sérgio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão
liderança e ética. 19. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PAULO,
Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
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